Na manhã dessa quinta-feira (21.03), por volta das 06h00min, uma equipe da 8ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) deslocou-se até a região rural do município de Pontes e Lacerda, mais especificamente na área conhecida como “Bananal”. O objetivo era prestar apoio a uma equipe da CIOPAER (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas) para a retirada de uma vítima de óbito em um local de difícil acesso.
𝐀𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐬𝐮𝐚 𝐎𝐏𝐈𝐍𝐈𝐀̃𝐎 𝐨𝐮 𝐂𝐑𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀, 𝐟𝐚𝐜̧𝐚 𝐬𝐞𝐮 𝐏𝐈𝐗, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐮𝐝𝐞𝐫, 𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐞 𝐨 𝐉𝐊𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐒.𝐂𝐎𝐌 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫 𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨. 𝐅𝐚𝐜̧𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐃𝐨𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐂𝐇𝐀𝐕𝐄 𝐏𝐈𝐗: 𝟐𝟖.𝟏𝟓𝟏.𝟐𝟗𝟕/𝟎𝟎𝟎𝟏-𝟎𝟓 𝐑𝐀𝐙𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋: 𝐌𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐔𝐁𝐋𝐈𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄 𝐌𝐀𝐑𝐊𝐄𝐓𝐈𝐍𝐆
A ação foi desencadeada após um grupo ter invadido uma área de mineração, resultando em um confronto com as forças policiais. Durante esse incidente, um dos garimpeiros caiu em uma área de morro, possivelmente devido a um óbito. O local apresentava um terreno profundo, repleto de buracos decorrentes das atividades de retirada de mineral, com pedras soltas e um precipício acentuado.
Segundo relatos, durante o confronto, o garimpeiro se lançou nessa ribanceira, não conseguindo se segurar e acabou caindo. A vítima foi localizada por volta das 09h30min, quase no final da ribanceira, já em óbito, com múltiplas fraturas e lesões.
Para efetuar o resgate do corpo, foi realizada a amarração em uma prancha e maca SKED. Em seguida, o corpo foi transportado por aproximadamente 300 metros morro abaixo, até um local seguro para a retirada da vítima e da equipe do Corpo de Bombeiros, pela aeronave da equipe do CIOPAER.
A operação exigiu esforço e habilidade por parte dos bombeiros, que conseguiram cumprir com sucesso a delicada missão de resgate em um ambiente desafiador e de difícil acesso. O trabalho conjunto entre as equipes de resgate demonstra a importância da integração entre os órgãos de segurança pública para lidar com situações complexas e garantir o atendimento adequado às vítimas em qualquer circunstância.
Canal Diário