O governador Mauro Mendes (União) encaminhou um protocolo à Secretaria de Administração Penitenciária (Saap) autorizando que detentos tenham ar-condicionado em suas celas em Mato Grosso. No entanto, presidiários beneficiados terão que cumprir alguns critérios que serão estabelecidos pela secretaria.
O anúncio foi feito por Mendes durante visita ao presídio feminino Ana Maria do Couto May, anexo à Penitenciária Central do Estado (PCE), na manhã desta quarta-feira (24). Entretanto, apenas detentos que trabalham terão direito ao benefício para, segundo os gestores, ter um “ambiente melhor no cárcere”.
“A gente vai fazer um estudo para beneficiar esses presos que estão inseridos em mão de obra, tenham um ambiente melhor no cárcere, fazer uma ala separada para os presos trabalhadores”, disse o secretário Secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves.
Questionado sobre os gastos com ar-condicionado, Jean disse ser irrelevante. Ele afirma que os climatizadores utilizados nas unidades penitenciárias têm um gasto maior e não possuem a mesma efetividades que os condicionadores de ar. “Esse gasto de energia é ínfimo, porque nós temos climatizadores que não têm a eficiência que tem um ar-condicionado e gasta mais. O governador estabeleceu um protocolo para gente fazer um planejamento para operacionalizar essa operação dele”, explicou o secretário.
Olhar Direto