O governador Mauro Mendes (UNIÃO) esteve na manhã desta quinta-feira (30) no velório do Sargento da PM Odenir Alves, 47, assassinado na última terça-feira (28) com um tiro na cabeça, em Cuiabá. Em declarações à imprensa, Mendes lamentou a ação ousada do criminoso que tirou a vida do PM e disse que as forças de segurança estão empenhadas em capturar o autor do homicídio, seja ele encontrado vivo ou morto.
“Nós vamos encontrá-lo, vivo ou morto. Vamos encontrar e dar uma resposta. A ordem é investigar e prender; e se resistir, vai enfrentar nossas forças preparadas”, disse Mendes.
“Primeiro, é um momento muito triste. Eu, como cidadão, e muito mais do que governador, fico extremamente revoltado. Em muitos momentos, a gente tenta controlar esse emocional para tomar decisões equilibradas, mas não há o que fazer a não ser o que dissemos: investigar”.
Nesta quarta-feira (29), o criminoso foi identificado pela Polícia Civil como sendo Raffael Amorim de Brito, de 28 anos, que tem mandados de prisão em aberto pelos crimes de roubo e extorsão mediante sequestro. Durante as investigações, a polícia encontrou um capacete, botinas e uma jaqueta que, segundo a DHPP, foram utilizados pelo criminoso no momento da execução.
O veículo e os pertences foram apreendidos em um endereço na Rua Paraná, do bairro CPA 2, onde o autor do homicídio do policial abandonou os materiais logo após cometer o crime. Segundo Mendes, a ordem é investigar e encontrar o criminoso, vivo ou morto.
“Nós vamos encontrá-lo, vivo ou morto. Vamos encontrar e dar uma resposta. A ordem é investigar e prender; e se resistir, vai enfrentar nossas forças preparadas. Não dá para admitir esse tipo de situação com o cidadão de bem. Nenhum tipo de crime pode ser tolerado. Estamos agindo dentro da lei, mas vamos usar o rigor da lei para que não se enfrente as nossas forças de segurança. Se enfrentar, vai perder”, finalizou.
O corpo do sargento Odenir foi enterrado nesta quinta-feira (30) no Cemitério Parque Bom Jesus, em Cuiabá, com grande comoção e honras da PM. Amigos, familiares e colegas de profissão se despediram do policial dando adeus ao PM.
Três criminosos, que segundo a polícia teriam auxiliado o autor do homicídio a fugir, foram mortos na noite desta quarta-feira (29), durante um confronto com policiais militares da Força Tática em Sinop. Circulou a informação de que o verdadeiro autor dos disparos teria sido morto. No entanto, essa informação não é verdadeira e ele continua foragido.