Ícone do site BOA NOTÍCIAS E BOA FM 104,9

Mato Grosso tem recorde de casamentos LGBTQIA+

Em 2023, Mato Grosso registrou um recorde histórico de 543 casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Este número é o maior já registrado no estado. Além disso, ao longo do ano passado, foram contabilizadas 16 alterações de gênero.

Os dados foram divulgados pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG-MT). A divulgação ocorreu na sexta-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

De acordo com os dados apresentados, o número de casamentos em 2023 é 50,8% maior do que o registrado em 2022, quando ocorreram 360 uniões. Para efeito de comparação, em 2013, ano em que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) proibiu tabeliães e juízes de recusarem o registro de uniões entre pessoas do mesmo sexo, foram oficializados apenas 29 casamentos.

Nos primeiros cinco meses de 2024, já foram realizadas 179 uniões civis, um número superior ao observado em toda a série histórica para este período do ano. Além disso, já foram efetuadas 10 mudanças de gênero neste ano.

“Esses números não só representam avanços significativos na conquista de direitos para a população LGBTQIA+, como também refletem a importância do reconhecimento legal e social dessas identidades. No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemoramos essas vitórias e continuamos a trabalhar para um futuro ainda mais justo e inclusivo,” disse Velenice Dias de Almeida, presidente da ANOREG-MT.

Sair da versão mobile