Um avião de pequeno porte que precisou fazer um pouso de emergência nesta sexta-feira (9), no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, pertence ao deputado estadual Valmir Moretto, ao irmão dele e a um amigo da família. Um vídeo registrado por testemunhas no local mostra que a aeronave precisou fazer um pouso de bico.
O deputado informou que o veículo saiu do Aeroporto Municipal Flávio Francisco Vilela, em Jataí (GO), com destino ao município de Nova Lacerda, em Mato Grosso. No entanto, devido a alguns problemas climáticos, como quantidade excessiva de fumaça e neblina, foi necessário alterar a rota e antecipar o pouso, em Várzea Grande.
O parlamentar não estava a bordo no momento do acidente. Apesar do susto, as quatro pessoas que estavam no avião não ficaram feridas.
Valmir contou que estavam no avião o sobrinho dele, o piloto e outros dois funcionários de uma empresa do irmão do deputado. Segundo ele, essa é primeira vez que passaram por algum problema com o veículo.
Ainda de acordo com o deputado, até o momento não foi explicada a causa do acidente. A perícia irá acompanhar o caso e deve iniciar a investigação na próxima segunda-feira (12).
De acordo com a concessionária Centro-Oeste Airports (COA), o avião teve um problema no trem de pouso, o que ocasionou a batida de ‘barriga’ na pista.
Invasão de fumaça
Com a chegada de frente fria e a alta de incêndios no Pantanal mato-grossense, Cuiabá ficou coberta de fumaça nessa quinta-feira (8). De acordo com o Programa BDQueimadas, somente entre quarta-feira (7) e esta quinta, foram registrados 213 focos de incêndio no Pantanal.
Um estudo conduzido pelo World Weather Attribution (WWA), um grupo internacional de cientistas especializados em climatologia, mostrou que as mudanças climáticas geradas pela atividade humana aumentaram em 40% a frequência dos incêndios no Pantanal em junho deste ano.
G1MT