Uma cobra jararaca-do-Cerrado foi capturada na noite desta quarta-feira (21.05) nas dependências de uma faculdade particular em Sorriso. O Corpo de Bombeiros foi acionado via número de emergência 193 e realizou o resgate do animal, que foi posteriormente solto em uma área de mata afastada da cidade, próxima ao rio Teles Pires.
De acordo com o soldado Jônatas Sousa, a presença da serpente foi registrada em um ponto próximo a uma região de vegetação, o que pode ter facilitado o acesso do animal ao local. “Por se tratar de uma área com vegetação, é possível que o animal tenha vindo das proximidades. Constatamos que se tratava de uma jararaca e a realocamos para um local mais distante da zona urbana”, afirmou o militar.
A jararaca-do-Cerrado é uma espécie peçonhenta, de hábitos noturnos e terrestres, e está entre as principais responsáveis por acidentes ofídicos no Brasil. O soldado reforçou a importância do manejo adequado desses animais. “A captura correta, como a feita pelos bombeiros, é essencial para garantir a segurança da população e também preservar o animal em seu habitat natural”, destacou.
Esta foi a segunda ocorrência envolvendo cobras registrada em Sorriso em menos de 24 horas. Na manhã desta quarta-feira (21), uma jiboia de aproximadamente 1,5 metro foi encontrada nas dependências de um motel localizado às margens da BR-163. Assim como no caso anterior, o animal foi resgatado e devolvido à natureza.
As autoridades alertam para que, ao se deparar com animais silvestres, especialmente peçonhentos, a população não tente capturá-los por conta própria e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros.