Um dos sete presos na Operação “Smoke”, deflagrada na sexta-feira (24.05) pela Polícia Civil com o apoio do NIF foi solto após pagar uma fiança de R$ 5 mil. O jovem, de 24 anos, que segundo informações da polícia é estudante do curso de direito, pagou a fiança no sábado (25.05) logo após o valor ter sido arbitrado por um juiz em audiência de custódia.
A OPERAÇÃO
Foram realizadas ações em seis tabacarias onde os produtos estavam sendo comercializados. Segundo o delegado João Lucas Wanick, foram apreendidos centenas de cigarros, conhecidos como “vapes” ou “pods”, avaliados em cerca de R$ 300 mil. Sete pessoas foram presas.
“Esses produtos são ilegais, não são permitidos no Brasil. A Anvisa não regulamentou esse produto, então ele é impossível de importar, vender ou ter em depósito. É um crime permanente e as pessoas estavam com esses produtos nos balcões das lojas, vendendo em aplicativos de comida, enfim, sem se esconderem”, afirmou Wanick.
A Polícia Civil recebeu denúncias de uso dos cigarros entre crianças e adolescentes. Após serem encontrados cigarros eletrônicos em escolas, com menores de idade.