Documento foi formalizado com o Estado no início do ano, e processo licitatório depende de parecer da PGE
Junto aos produtores rurais Gustavo Picolli e Marcos Paulo Capitânio, o prefeito Ari Lafin assinou o convênio para asfaltar um trecho de 5,1 quilômetros na Estrada Sodema. Por ser uma ação realizada entre Estado, Município e produtores rurais, organizados em associação, o documento já havia sido formalizado, no início do ano, entre o Estado e o Município.
A empreitada custará R$ 5.310.230,61, sendo R$ 2,5 milhões destinados pelo Estado. O restante será custeado pela Prefeitura e pelos produtores rurais, organizados em associação. “Pavimentar nossas estradas vicinais é garantir mais conforto e segurança às famílias que vivem no campo e também melhores condições de trabalho a todos que integram a cadeia produtiva do agronegócio e que têm, na estrada, também seu local de trabalho”, destacou, à época, o prefeito Ari Lafin.
O secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, relatou aos presentes à reunião desta segunda-feira (17 de junho) que, para que seja realizado o processo licitatório, é necessário aguardar o parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que traz uma ressalva ao convênio, permitindo que parte do valor de contrapartida possa ser convertido em serviços.
“É um trabalho que vem sendo construído desde 2022 e os produtores rurais, inclusive, arcaram com os custos do projeto desta obra”, relembrou.
“É uma obra muito importante, visto que liga a MT-140 à MT -242, e, certamente, trará muitos benefícios a todos que por ela trafegam”, destacou o produtor rural Gustavo Picolli, acrescentando que, por ser uma região bem seca, é possível que até se viabilize a obra no período das chuvas.
“Nosso interesse é licitar a obra ainda este ano, mas tudo depende do parecer da PGE”, reiterou o prefeito, reforçando que, com o convênio já assinado entre os três integrantes do processo, os recursos estão devidamente assegurados. “Seja neste ano, seja no próximo, fato é que, mais um trecho de nossas vicinais passará a ter asfalto”. O servidor do Departamento de Convênios, Ginaldo Magalhães, também participou da reunião.